EQUIPE

EQUIPE

O Instituto conta com equipe própria de pesquisadores, mestres e doutores, além de estagiários e bolsistas que participam efetivamente dos projetos.

PAULO LUIZ DE ANDRADE COUTINHO, D.Sc.

 

Doutor na área de Gestão da Inovação pela Escola de Química (UFRJ), Mestre em Engenharia Química pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia – COPPE (UFRJ), e Engenheiro Químico formado pela Escola de Química (UFRJ). Atuou por 25 anos na Petroflex Indústria e Comércio S. A., maior produtora de borrachas sintéticas da América Latina. Como coordenador de equipe de P&D orientou os trabalhos de desenvolvimento e implementação de diversas melhorias operacionais em processos existentes e inúmeros novos produtos e processos, vários destes com patentes depositadas no país e no exterior. Atuou também na avaliação técnica e econômica de projetos de P,D&I e novos empreendimentos industriais, na formação de joint ventures, na elaboração de pedidos de financiamento e incentivos fiscais para a atividade de P,D&I e na construção do sistema de gestão da inovação da empresa. Com a venda do controle acionário da Companhia, foi o responsável pela reestruturação da área de Pesquisa e Desenvolvimento no grupo de integração LANXESS PETROFLEX. De 2008 a 2009 atuou como Gerente de Open Innovation da Diretoria de Inovação Tecnológica Corporativa da BRASKEM, onde foi responsável pela gestão das fontes externas de inovação, reestruturação da área de informação e conhecimento e a construção do núcleo de gestão do conhecimento. A partir de janeiro de 2010 assumiu a área de Prospecção e Avaliação em Renováveis. Foi então criada uma estrutura para monitoramento do ambiente em questão, identificadas e avaliadas diversas oportunidades e iniciados os contatos e discussões quanto a possíveis parcerias com empresas do setor. Além de inúmeras patentes, Dr. Paulo Coutinho possui artigos acadêmicos publicados e apresentou diversos trabalhos no Brasil e no exterior. Participou de bancas de mestrado e doutorado e vem atuando como professor na área em questão. Foi coordenador da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e Diretor da Regional RJ da associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) no período entre janeiro 2009 a janeiro de 2012. Atualmente é Gerente do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), e membro do Conselho Empresarial de Tecnologia e Inovação da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

     

ALINE SILVA ROMÃO DUMARESQ, D.Sc.

 

Possui Licenciatura e Bacharelado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2004), com área de concentração em Biotecnologia. Concluiu seu Doutorado direto na área de Genética, também pela Universidade de São Paulo (2010). Cursou um ano do Doutorado na Inglaterra, na Universidade de Exeter. Foi bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES no Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ e atuou como Pesquisadora do grupo de Inovação e Tecnologia da Braskem. Tem experiência nas áreas de Biologia Sintética, Genética de Micro-organismos e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia microbiana; isolamento e caracterização de micro-organismos; estudos de metagenomas; biologia sintética e engenharia genética de micro-organismos. Atualmente é coordenadora da plataforma de Biotecnologia do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT).

     

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA MACHADO, D.Sc.

 

Engenheiro químico formado pela UFRJ (2005) com posterior ingresso no mestrado do Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE/UFRJ. Devido ao bom desempenho obtido no início do mestrado foi convidado a ingressar direto no doutorado. Em 2011 defendeu tese de doutorado na área de processos de separação com membranas e biotecnologia e trabalhou como pesquisador no instituto de química em conjunto com a COPPE na área de produção de biossurfactantes e enzimas por fermentação submersa até 2015. Neste período orientou 4 alunos de iniciação científica, 1 de mestrado e 1 aluna de doutorado, além da geração de artigos na linha de processos fermentativos. Além disso, atuou como consultor de uma empresa de biotecnologia (EDB- Empresa de Desenvolvimento de Biotecnologia) na área de desenvolvimento de processo, mais especificamente produção, separação e concentração de ácido lático através de processos integrados com membrana, tais como microfiltração, ultrafiltração, além de eletrodiálise em escala piloto. Atualmente é responsável pela plataforma de transformação química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), e também colaborara com o desenvolvimento de projetos na área de processos fermentativos.

     

JOÃO BRUNO VALENTIM BASTOS, M.Sc.

 

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Alagoas (2009) onde atuou durante 4 anos como bolsista de iniciação científica do CNPq em projeto de pesquisa de desenvolvimento de células solares de dióxido de titânio. Em 2011 concluiu Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/ UFRJ) onde desenvolveu sua dissertação em um projeto de avaliação de cenários de cogeração de energia para uma planta química da Braskem em Alagoas. Participou do programa de Trainee da Braskem em 2011 atuando como engenheiro de processos na unidade de cloro e soda em Alagoas. Em 2012 foi transferido para a unidade de polietilenos da Braskem em Duque de Caxias atuando também como engenheiro de processos até agosto de 2015. Em 2014 concluiu o curso de Especialização em Processamento Petroquímico oferecido pela Braskem em parceria com a Universidade Petrobras. Atualmente é coordenador da plataforma de Engenharia de Processos do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT) e doutorando no programa de pós-graduação da Escola de Química – UFRJ.

     

MARIANA DORIA, PhD

 

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2001) e doutora em Economia e Administração pela Universidade de Trento (Itália, 2010). Sua tese “Regulação e Inovação na Indústria Química: o caso da União Europeia, 1976 – 2003” analisa a relação entre a regulação de produtos químicos e desenvolvimento tecnológico. Ela possui dezesseis anos de experiência em análise regulatória, prospecção tecnológica e desenvolvimento sustentável. Atuou como analista na Diretoria de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e foi gerente de Inovação e Sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM). Atualmente é especialista da gerencia de mercado do SENAI CETIQT, apoiando o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos em estudos de inteligência competitiva e propriedade intelectual.

     

Dipl-Ing. RICARDO CECCI, M.Sc.

 

Engenheiro de Materiais (UFSC, 2009) desenvolveu projeto de pesquisa na Universidade de Bremen (Alemanha, 2010), Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP (2013), e Doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros (IMA/UFRJ, 2019). Possui forte atuação em P,D&I de diferentes setores da indústria (Química, Cosmética, de Polímeros e Têxtil).  Em seu currículo, destaca-se a liderança em projetos de inovação de fibras e fios têxteis sintéticos na RHODIA S/A - Grupo Solvay. Atualmente é Coordenador de Inovação em Fibras do ISI Biossintéticos (SENAI CETIQT).

     

ADRIANO ALVES PASSOS, M.Sc.

 

Doutorando do Instituto de Macromoléculas (IMA/ UFRJ), Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros (IMA/UFRJ), Bacharel e Licenciado em Química (UNIGRANRIO). Também é especialista em Ciências Ambientais pela Fundação Técnico Educacional de Duque de Caxias – FEUDUC. Possui experiência na área de síntese de corantes sulfurosos, com ênfase em aplicações nos seguimentos Têxtil, Couro e Papel. Técnico químico e têxtil formado no SENAI CETIQT. Trabalhou 21 anos na multinacional Clariant S/A, com foco nas seguintes áreas: desenvolvimento de métodos analíticos, sínteses de corantes, P&D de produtos, controle de matérias prima, análise de efluentes, controle e correção e otimização de processos. Atualmente é professor adjunto na Fundação Técnico Educacional Souza Marques (FTESM) e pesquisador do Instituto Senai de Inovação Biossintéticos na plataforma de Inovação em Fibras (SENAI CETIQT). É interlocutor da Rede Química Nacional do SENAI e participa do Comitê Setorial de Química Têxtil (CSQT) na Associação Brasileira da Industria Têxtil e Confecção (ABIT).

     

GEORGE DE FARIA

 

Engenheiro de Materiais (UFSC, 2016) e mestrando no programa de engenharia metalúrgica e de materiais (PEMM) na COPPE/UFRJ. Desenvolveu projetos de pesquisa no Instituto de Tecnologia de Produção IPT-Fraunhofer (Alemanha, 2013). Trabalhou no desenvolvimento de produtos de diversas áreas técnicas (Energia, Telecom e Metal Mecânica) envolvendo-se principalmente na seleção, desenvolvimento e processamento de materiais.  Atualmente é pesquisador do Instituto Senai de Inovação Biossintéticos na plataforma de Inovação em Fibras (SENAI CETIQT), onde atua com pesquisas e projetos de inovação nas áreas de materiais compósitos e tecidos técnicos.

     

JOSÉ ALEXANDRE SIMÃO, M.Sc.

 

Mestre em Engenharia de Materiais Universidade de São Paulo (USP), Doutorando em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Químico (USP). Realizou estágio (2009) na Embrapa Instrumentação Agropecuária trabalhando com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de novos materiais compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais oriundas do Pantanal. Realizou mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais (USP/2013) trabalhando no desenvolvimento de blendas poliméricas biodegradáveis de PCL e PBSA reforçadas com nanofibras de celulose grafitizadas com PCL. Seu doutorado é em parceria com a Embrapa Instrumentação Agropecuária, em co-tutela com a Universidade de Copenhague (Dinamarca), na área de compósitos reforçados com altos teores de fibras lignocelulósicas. Atualmente é pesquisador do Instituto Senai de Inovação Biossintéticos na plataforma de Inovação em Fibras (SENAI CETIQT), onde atua na pesquisa de fibras químicas têxteis.

     

RAFAEL DEMUNER, M.Sc.

 

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013), onde foi bolsista de projetos de pesquisa durante um ano na área de simulação de processos. Durante a graduação, também teve a oportunidade de realizar estágios em empresas como Fibria, Petrobras e Braskem, desenvolvendo atividades vinculadas ao acompanhamento dos processos produtivos, simulação e controle de processos. Em 2014, ingressou no mestrado em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE / UFRJ, tendo realizado a simulação dinâmica de uma unidade industrial de desidratação de etanol a eteno, tendo concluído a dissertação em 2016. No mesmo período de 2014 a 2016, em paralelo, foi pesquisador bolsista (nível mestrado) na Fundação COPPETEC | COPPE-UFRJ, nas áreas de simulação e otimização de processos. Atualmente, é pesquisador em Engenharia de Processos no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT) e é aluno de doutorado do PEQ (COPPE/ UFRJ).

     

RAPHAEL MARIA DIAS DA COSTA, M.Sc.

 

Engenheiro Químico pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2012) e Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA/UFRJ, 2014). Atuou por dois anos como analista de abastecimento no Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP. Foi pesquisador bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq, pelo projeto PRESAL/FINEP/IMA. Possui experiência na área de polímeros com foco em síntese e caracterização de materiais. Atualmente é pesquisador do Instituto Senai de Inovação Biossintéticos na plataforma de Inovação em Fibras (SENAI CETIQT), atuando em projetos de inovação na área de fibras sintéticas.

     

Unidade Riachuelo

Rua Magalhães Castro 174 - Riachuelo
CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Barra

Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen
Av. das Américas 3434 - Blocos 2 e 5
Térreo - Barra da Tijuca
CEP: 22640-102 - Rio de Janeiro - RJ

+55 21 2582-1001

(Central de Atendimento - 8h às 20h)

atendimento@cetiqt.senai.br

(Central de Atendimento)

Unidade Riachuelo

Rua Magalhães Castro 174 - Riachuelo
CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Barra

Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen
Av. das Américas 3434 - Blocos 2 e 5
Térreo - Barra da Tijuca
CEP: 22640-102 - Rio de Janeiro - RJ

+55 21 2582-1001

(Central de Atendimento - 8h às 20h)

atendimento@cetiqt.senai.br

(Central de Atendimento)

© SENAI CETIQT 2017

POLÍTICA DE PRIVACIDADE