O SENAI CETIQT

Referência em Educação, Tecnologia e Inovação para a Indústria e para o Mercado

A conectividade dinâmica formada pela inter-relação das áreas de Educação, Tecnologia e Inovação é um dos diferenciais do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - SENAI CETIQT. Criado em 1949, oferece à indústria e ao mercado um leque de serviços transversais que o consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores.

Aprender fazendo

A integração da Educação a um centro de tecnologia e inovação favorece a conexão entre teoria e prática, o que não se encontra em nenhuma outra instituição. No SENAI CETIQT, a combinação de ensino superior, escola técnica, institutos de tecnologia e de inovação faz com que seja a única instituição no país onde o aluno aprende fazendo.

Grande parte das futuras funções profissionais dos alunos são realizadas em espaços que simulam todo o processo industrial, o que possibilita o aprender fazendo desde as primeiras aulas. A metodologia SENAI proporciona que o ensino adquirido nas salas de aula, nos laboratórios e em seu parque tecnológico seja aplicado em soluções de problemas reais do mercado e na criação de novos produtos.

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Por intermédio do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, presta serviços especializados de Metrologia (ensaios para avaliação da conformidade e calibração), Consultoria (criação, produção e qualidade) e Pesquisa Aplicada (criação ou aprimoramento de novos materiais, produtos, processos e sistemas). 

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos foi criado para desenvolver soluções em química sustentável por meio de biotecnologia e novos recursos renováveis para o estabelecimento de produtos e processos, atendendo assim à demanda de PD&I da indústria química brasileira. Seus principais desafios são eliminar o déficit na balança comercial em químicos até 2020, minimizar a defasagem em biotecnologia, e aumentar a disponibilidade de químicos a partir de recursos sustentáveis.

CONSELHO TÉCNICO CONSULTIVO

 

O SENAI CETIQT é administrado por um Conselho Técnico Consultivo (CTC) e uma Diretoria Executiva Colegiada.

O CTC é formado por cinco empresários da Cadeia Têxtil Nacional, representando diferentes regiões do país, além de outros quatro membros que representam o Departamento Nacional do SENAI, o Departamento Regional do SENAI - RJ, o Ministério da Educação e o corpo docente do SENAI CETIQT.

No âmbito executivo, a Diretoria Executiva Colegiada do SENAI CETIQT é composta pelo Diretor Executivo, Diretor Técnico e Diretor de Administração e Finanças.

Assim sendo, os projetos estratégicos da Instituição estão perfeitamente alinhados com as necessidades da Cadeia Têxtil Nacional.

ADMINISTRAÇÃO NACIONAL DO SENAI
Presidente do Conselho Nacional do SENAI: Robson Braga de Andrade
Diretor Geral do Departamento Nacional: Rafael Lucchesi

CONSELHO TÉCNICO CONSULTIVO DO SENAI CETIQT
Representantes:

Da Indústria:
Titulares:
Aguinaldo Diniz Filho - presidente
César Pereira Döhler - representante da região sul, estado de Santa Catarina
Germano Maia Pinto - representante da região nordeste, estado do Ceará
Gilson Kleber Lomba - representante da região centro-oeste, estado de Mato Grosso do Sul
Rafael Cervone Netto - representante da região sudeste, estado de São Paulo
Rita de Cássia Arêas dos Santos - representante da região norte, estado do Pará

Do Ministério da Educação:
Marcelo Machado Feres

Do Departamento Nacional do SENAI:
Titular: Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti
Suplente: Gustavo Leal Sales Filho

Do Departamento Regional do SENAI Rio de Janeiro:
Antonio César Berenguer Bittencourt Gomes

Do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil:
Titular: Ronaldo Luiz de Souza
Suplente: Adriano Alves Passos

ADMINISTRAÇÃO DO SENAI CETIQT


Diretor-executivo: Sérgio Luiz Souza Motta

Diretor de Administração e Finanças: Fernando Rotta

DIFERENCIAIS

 

A infraestrutura oferecida pelo SENAI CETIQT é única na América Latina. Possui ambientes e laboratórios completos, com finalidades didáticas e de serviços tecnológicos de ponta. Suas plantas piloto reproduzem o ambiente produtivo industrial, possibilitando desenvolver projetos de inovação em processo e produto, além de promover a elaboração de ações educacionais integradas.

 Outro diferencial é sua ampla infraestrutura, composta de:

  • Plantas piloto (Fibras Químicas, Nãotecidos, Tecnologia 3D, Manufatura Avançada, Inovação, Tecelagem, Malharia, Confecção e Fiação)
  • Rede integrada de laboratórios (físico, químico, colorimétrico, flamabilidade, toxicidade e microbiológico)
  • Laboratórios de informática
  • Laboratórios de física, química, estamparia, tinturaria e lavanderia
  • Laboratório Lego
  • Biblioteca
  • Ampla estrutura de lazer 

A visita ao campus do SENAI CETIQT é gratificante. Identifica-se, logo à primeira vista, que a instituição foi construída para oferecer ao aluno ou ao cliente um ambiente agradável, que promova a tranqüilidade necessária a estudos e pesquisas.

O SENAI CETIQT acolhe jardins criados por Burle Marx, bibliotecas especializadas, campo gramado de futebol, academia, cantina, restaurantes, amplo estacionamento, e muito mais.

Além disso, num rápido passeio por suas instalações, verifica-se o zelo da instituição por laboratórios, plantas-piloto e salas de aula, sempre bem equipados para oferecer ao aluno e ao cliente o que há de mais moderno em matéria de têxtil, confecção e moda.
 
Os profissionais do SENAI CETIQT fazem, em rodízio, contínuo aperfeiçoamento, no Brasil e no exterior. E grande parte deles dedica-se exclusivamente à instituição. Dessa forma, há sempre pessoal qualificado disponível para atender qualquer tipo de solicitação técnica.

Para alunos e clientes, a oportunidade de encontrar, no mesmo campus, produtos, serviços, informação tecnológica têxtil e oferta de cursos é ímpar.

É possível, por exemplo, assistir a aulas ministradas por especialistas têxteis pela manhã, pesquisar mais sobre o assunto abordado em biblioteca especializada e laboratórios de última geração à tarde, e ainda fazer um curso de aperfeiçoamento à noite, para ampliar o conhecimento.

NOSSA HISTÓRIA

 

Em março de 1949 foi inaugurada a Escola Técnica da Indústria Química e Têxtil, com corpo docente especializado em escolas têxteis americanas e inglesas e equipamentos de última geração. Foi o começo de uma história de grandes conquistas do SENAI para a indústria têxtil.

Em pouco tempo, a ETIQT constituiu-se referência das indústrias têxteis brasileiras para a qualificação de profissionais. Dinâmica e atenta às exigências do mercado, lançou, em 1973, o Curso de Engenharia Operacional Têxtil. Na mesma década, criou cinco especializações para a formação do técnico têxtil e passou a desenvolver atividades nas áreas de assistência técnica, informação têxtil e pesquisa aplicada.

A excelência dos serviços foi rapidamente reconhecida, e em janeiro de 1980, transformou-se no CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL - CETIQT, hoje instituição de qualidade legitimada internacionalmente.

Nos anos 80, o SENAI CETIQT, em convênio com a UERJ, lançou o Curso de Engenharia Mecânica, habilitação têxtil, e o Curso de Estilismo em Confecção Industrial, este último pioneiro na formação de profissionais qualificados, uma exigência do mercado.

Em 1997 foi a primeira unidade a lançar o ensino de nível superior no Sistema Indústria com o Curso de Engenharia Industrial Têxtil, quebrando uma tradição desde 1949 de formar técnicos têxteis de 2º grau. Em 2001 foi lançado o Curso Superior de Design de Moda, o primeiro do país nesta categoria, e na sua trajetória inovadora passou a oferecer também os cursos de Bacharelado em Artes - Habilitação Figurino e Indumentária, Curso Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário (Tecnólogo em Modelagem), Engenharia de Produção e Engenharia Química, além de cursos de pós-graduação presencial e à distância, cursos de extensão presencial e à distância, além dos cursos técnicos, qualificação e aperfeiçoamento profissional.

icone_missao

Missão

Prover soluções em inovação tecnológica e educação profissional, para a cadeia de valor da indústria têxtil e de confecção.

icone_visao

Visão Estratégica

Ser essencial à indústria têxtil e de confecção.

icone_valores

Valores

Colaboração, confiança, competência, ética, foco em resultados, pró-atividade e qualidade.

Unidade Riachuelo

Rua Magalhães Castro 174 - Riachuelo
CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Barra

Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen
Av. das Américas 3434 - Blocos 2 e 5
Térreo - Barra da Tijuca
CEP: 22640-102 - Rio de Janeiro - RJ

+55 21 2582-1001

(Central de Atendimento - 8h às 20h)

atendimento@cetiqt.senai.br

(Central de Atendimento)

Unidade Riachuelo

Rua Magalhães Castro 174 - Riachuelo
CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Barra

Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen
Av. das Américas 3434 - Blocos 2 e 5
Térreo - Barra da Tijuca
CEP: 22640-102 - Rio de Janeiro - RJ

+55 21 2582-1001

(Central de Atendimento - 8h às 20h)

atendimento@cetiqt.senai.br

(Central de Atendimento)

© SENAI CETIQT 2017

POLÍTICA DE PRIVACIDADE