Evento aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Belo Horizonte

Como participante ativo do Minas Trend, o SENAI CETIQT marcou presença em mais uma edição do evento, buscando fortalecer a relação da tecnologia e da inovação aplicada à indústria têxtil e de confecção no Brasil inteiro. “Há 10 anos o Minas Trend é uma referência e uma vitrine para moda, para os setores têxtil e de confecção. O SENAI CETIQT continua junto nessa missão”, comentou o diretor executivo, Sérgio Motta

Em sua 23ª edição, o Minas Trend segue olhando para o agora e para o futuro. E o SENAI CETIQT é parte integrante nesse processo, principalmente por ser uma instituição de educação profissional voltada ao mercado e à indústria promovendo o conhecimento prático e teórico. O evento – promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG –, e, agora, sob a direção criativa do estilista Ronaldo Fraga, une o melhor da moda autoral mineira em simbiose com criadores nacionais. Sempre pensando inovação e diversidade como ponto chave para a indústria da moda, subvertendo os caminhos tradicionais de um segmento que muda a todo instante, o evento possui o maior Salão de Negócios da América Latina.

O diretor executivo do SENAI CETIQT, Sérgio Motta, e o Gerente de Estudos Prospectivos e Projetos Especiais, Marcelo Ramos, também curador do projeto SENAI Brasil Fashion, foram até a capital mineira para prestigiar as inovações da  23ª edição do Minas Trend e trouxeram a exposição SENAI Brasil Fashion, além da realidade virtual para vislumbrar os caminhos da indústria 4.0, em colaboração com o SENAI-MG. Essas iniciativas são parte do objetivo de apoiar as mudanças industriais facilitadoras e às tecnologias que estão surgindo nos setores das indústrias têxtil e de confecção, sempre com responsabilidade social e ambiental. O SENAI CETIQT unido ao Minas Trend capta o momento histórico no qual a moda segue o rumo autoral, sustentável e renovador.

Incrementando ainda mais o evento, o SENAI CETIQT levou para o público looks e peças de edições passadas do SENAI Brasil Fashion, projeto que seleciona alunos em doze duplas do SENAI de diversos Departamentos Regionais para vivenciar a experiência de criar um desfile tendo como coaches nomes como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Lenny Niemeyer. As 12 duplas, que são compostas por um modelista e um estilista, criam, desenvolvem e apresentam minicoleções de três composições no fim do projeto com base em um tema. Na edição 2018, tudo gira em torno de “Todo mundo Tá na Moda”. O grande final será um desfile dia 22 de novembro, no Centro Cultural Ação Cidadania, no Rio, com os tops internacionais na passarela e também modelos que vão representar a diversidade da sociedade. A exposição, em Belo Horizonte, no Expominas, conta a história desses quatro anos da iniciativa inovadora e trouxe para perto do Minas Trend a criação de alunos que são jovens estilistas e modelistas em formação e que aprendem fazendo, celebrando, assim, o trabalho de capacitação do projeto.

O SENAI CETIQT é uma das mais conceituadas instituições de ensino voltado para pensar a indústria e o mercado. A conectividade dinâmica formada pela relação das áreas de Educação, Tecnologia e Inovação é um dos diferenciais da instituição, oferecendo um leque de serviços que o consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia desses setores.

Segundo Marcelo Ramos, o trabalho executado em parceria com a indústria e o Minas Trend é essencial para a continuação nos próximos anos. “A ideia é que nós possamos trabalhar em colaboração todas as unidades do SENAI no Brasil, principalmente quando se trata da cadeia têxtil e de confecção. Nós procuramos estar sempre em parceria para promover a indústria têxtil de confecção e da moda e, nesse ano, temos uma parceria com a FIEMG e apresentamos a exposição e atividades que impulsionam a indústria 4.0”, contou Marcelo.

No SENAI CETIQT, a combinação de ensino superior, escola técnica, institutos de tecnologia e de inovação faz com que seja a única instituição no país onde o aluno aprende fazendo, tanto a teoria quanto a prática. Ao pensar nisso, expondo e pensando no futuro, a instituição, em parceria com o SENAI-MG, oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a Planta de Confecção 4.0, através de óculos de realidade virtual, simulando seu funcionamento. “A moda é a tangibilização de todo o setor têxtil e de confecção. Junto com o Minas Trend, o SENAI CETIQT fortalece a cadeia em ação conjunta com o SENAI-MG. O evento é sólido e há muitos anos a nossa instituição participa e colabora. É um evento essencial para pensarmos a moda do futuro”, comentou Sérgio Motta.

Unidade Riachuelo

Rua Magalhães Castro 174 - Riachuelo
CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Barra

Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen
Av. das Américas 3434 - Blocos 2 e 5
Térreo - Barra da Tijuca
CEP: 22640-102 - Rio de Janeiro - RJ

+55 21 2582-1001

(Central de Atendimento - 8h às 20h)

atendimento@cetiqt.senai.br

(Central de Atendimento)

Unidade Riachuelo

Rua Magalhães Castro 174 - Riachuelo
CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Barra

Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen
Av. das Américas 3434 - Blocos 2 e 5
Térreo - Barra da Tijuca
CEP: 22640-102 - Rio de Janeiro - RJ

+55 21 2582-1001

(Central de Atendimento - 8h às 20h)

atendimento@cetiqt.senai.br

(Central de Atendimento)

© SENAI CETIQT 2017

POLÍTICA DE PRIVACIDADE