Lançamento aconteceu no 14º Colóquio de Moda em Curitiba

O professor do curso de graduação em Design de Moda, João Dalla Rosa, participou do lançamento do livro “A moda na Mídia: produzindo costuras”, durante o 14º Colóquio de Moda, realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, em Curitiba. O docente é autor de um dos capítulos da publicação, chamado “As revistas de moda e a perspectiva das passarelas”.

O livro discute a participação da moda nos meios mais tradicionais como o cinema, as revistas e o jornal e ainda traça um panorama das reconfigurações que as mídias digitais operaram na cobertura, produção e circulação desses conteúdos. Pelo olhar de distintos pesquisadores é possível perceber vários aspectos e consequências dessas associações.

“O meu texto mostra uma parte da minha pesquisa de doutoramento e versa sobre as fotografias de desfiles de moda que aparecem nas revistas e que caracterizam um tipo de visualização dos produtos de moda, estruturando, assim, um modo específico de ver a moda. A pesquisa foi realizada com os alunos do curso de Bacharelado em Design de Moda do SENAI CETIQT em 2015”, ressaltou.

O 14º Colóquio de Moda tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações.

“Durante o encontro, apresentei três artigos elaborados em conjunto com outros docentes do SENAI CETIQT e que são frutos de pesquisas realizadas na instituição sobre temas que se destacam no contexto da indústria Têxtil e de confecção e da educação profissional no mercado de moda”, afirma o professor.

Entre os artigos apresentados pelo professor, dois são de sua autoria: See now, Buy now e Fast Fashion: Apontamentos sobre a produção e comercialização de vestuário”, artigo que pretende refletir sobre o surgimento e eficácia do See now, Buy now, e sua relação com o modelo produtivo e comercial Fast Fashion, e “A editora e seus séculos: O olhar como um atributo no campo da comunicação de moda”, que tem por objetivo examinar o olhar como um atributo para a constituição das disposições dos agentes do campo da comunicação de moda.

O terceiro e último artigo “O designer e o planejamento numérico de coleção” foi produzido por um grupo de professores do SENAI CETIQT, entre eles Claudia Mendes, Luisa Meirelles, Amanda Vasconcelos, além do próprio João Dalla Rosa.